quinta-feira, 11 de junho de 2020

LÍDERES, AMIGOS E CONTRAS


Todo agrupamento humano é formado do mesmo jeito.
Há os Líderes. São os que que mandam. Criam regras, tratados, acordos, normas e regulamentos. Não têm muita certeza de que tudo seja bom, por isso criam equipes, fiscais, comissões, patrulhas para que o cumprimento de tudo seja garantido. Fingem que não querem, mas gostam que os outros os chamem de Líderes. Juram que vão mandar para o bem de Todos os que formam aquele grupo. Juram que só eles sabem o que é bom para Todos.
Logo abaixo vem o grupo dos Amigos dos Líderes. Não têm coragem nem disposição para mandar. Se contentam em serem vistos como aqueles que vivem colados aos Líderes. Pequenas rêmoras grudadas, se alimentando dos restos que os tubarões deixam para trás. Repetem tudo o que os Líderes dizem. Acham que os Líderes são fortes, poderosos e inteligentes e acreditam que também parecerão fortes, poderosos e inteligentes com essa convivência íntima e subserviente.
Na outra ponta, vêm os Contras. Contradizem tudo o que os Líderes determinam. Mesmo que seja alguma coisa correta ou benéfica. Os Contras alegam que lutam contra o mal que os Líderes fazem a Todos. Na verdade, eles querem é tomar o posto de comando e ditar novas regras para o bem de Todos do grupo. Os Contras alegam que só eles é que realmente sabem o que é bom para Todos.
Os três núcleos têm uma coisa em comum: ninguém pergunta o que os tais dos Todos acham que é realmente bom.
Só que, enquanto os grupos se digladiam pelo direito de mandar e salvar, os tais dos Todos, na verdade, não estão nem aí pra eles.
Líderes, Amigos e Contras infundem medo. Fazem ameaças veladas. Quem não segui-los, quem não obedecê-los, não terá a chance de compartilhar do mundo perfeito que eles prometem. Na verdade, não terá nem mais o direito de estar entre Todos. Por isso, Todos fingem que concordam com eles. Fingem que concordam com os Líderes, com os Amigos e com os Contras. Ao mesmo tempo! Todos nem percebem que são mais espertos, mais plurais, mais ecléticos e mais poderosos do que os Líderes, os Amigos e os Contras.
Assim é em qualquer instância: sociedades de bairros, governos, sindicatos, até mesmo em condomínios, festas organizadas, rodinhas de bar ou redes sociais.
Nenhum dos grupos está realmente pensando em Todos e sim no próprio poder. Líderes, Amigos e Contras pensam apenas em vencer discussões e disputas. Pensam, acima de tudo, em conservar sua posição.
Enquanto isso, por instinto de sobrevivência, Todos fingem obedecer aos Líderes, aos Amigos e aos Contras mas, na verdade, seguem suas mentes, seus corações, suas consciências, seu conhecimento e suas necessidades para tocarem suas vidas do jeito que acharem melhor.
Afinal, esse é o único jeito de realmente se viver a vida que se tem.

Um comentário:

  1. E a vida continua, embora nem todos consigam fazer seus caminhos sem que o os Lideres, os Amigos e os Contras interfiram! Adoro o que você escreve!

    ResponderExcluir