quinta-feira, 20 de junho de 2019

DITADOS TROCADOS

O preguiçoso trabalha dobrado. 
O apressado come cru. 
Acho que isso está trocado. 
O preguiçoso não faz as coisas como devem ser feitas porque tudo o cansa. Tudo dá muito trabalho. Nada vale a exaustão. Se tem uma tarefa muito grande no emprego, dá um jeito de deixar pra amanhã ou consegue alguém que faça por ele um trabalho que talvez ele fizesse melhor. Se tem que levar as crianças a um passeio, perde a chance da diversão e dá um jeito de alguém levá-las por ele. Se alguma coisa acabou em casa, fica sem ela ou substitui por outra que, na verdade, não faz a mesma coisa. Ou não faz a mesma coisa direito. Difícil quando o que acabou foi o papel higiênico, mas ele dá um jeito. O importante é evitar a fadiga. 
O preguiçoso não lava alimentos, não descasca, não corta, não processa, não refoga, não frita, não cozinha, não assa, não flamba, não gratina, não prepara nada. 
O preguiçoso pega uma fruta ou faz um sanduíche com o que tiver na geladeira. O preguiçoso come cru!
O apressado acha que é um visionário prevenido. Algo tem que ser feito, o tempo correto de fazer a coisa é grande demais pra ele e o importante é queimar etapas.
Aí entra outro velho ditado: ele põe o carro na frente dos bois. 
O apressado não espera, não prorroga, não aguarda, não previne, não ordena, não matura, não repensa, não pesquisa, não projeta. 
O apressado faz tudo na hora. E, claro, nada estará bem feito. Fatalmente, tudo terá que ser refeito. E ele é o responsável pelo que foi mal feito, logo, é ele quem terá que refazer. O apressado trabalha dobrado!
Fico pensando se não há mais ditados trocados por aí. Só espero que o tal que fala de um pau que nasce torto não tenha nenhuma ligação com o que termina dizendo que tanto bate até que fura!


INSCREVA-SE NO CANAL PAPO COM O MACHADO
ACOMPANHE NOSSOS PAPOS AO VIVO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário