segunda-feira, 19 de março de 2018

GENERAIS


Em toda situação do mundo, seja qual for o setor, militar ou não, existem os Generais e os soldados.
Generais em suas belas fardas, bem colocados e bem posicionados na hierarquia, com suas lutas próprias e seus motivos, envolvem, motivam e mobilizam jovens soldados que nem sempre têm a mesma luta ou os mesmos motivos. Envolvem, motivam e mobilizam com discursos sobre vitórias e glórias. Caso esses não envolvam, não motivem nem mobilizem, usam ameaças de corte marcial.
Os Generais garantem aos jovens soldados que a guerra será curta, vai durar apenas poucos dias. Eles têm certeza de que o inimigo irá se render rápido.
Claro, os Generais, mesmo cientes disso, não informam aos soldados que o inimigo tem mais munição, tem abrigos melhores, tem água e comida pra aguentar alguns meses de guerra. Os jovens soldados não avaliam que só têm um cantil e algumas barras de chocolate na mochila. E a maioria deles nem conseguiu essas coisas com os Generais.
Os Generais ficam em seus gabinetes e soldados vão pra frente de batalha. Muitos morrem, muitos são mutilados, alguns sobrevivem, todos dão a vitória aos Generais.
Os Generais, finalmente, ocupam o território e assumem os postos que pretendiam. Desfilam em carro aberto. Comemoram uma vitória que talvez não esteja sendo sentida por aquele jovem sem um braço que sabe que, agora, vai ser difícil arrumar emprego.
Mas os Generais prometeram que a glória da vitória recairia sobre todos os que tivessem lutado.
Alguém já ouviu falar que, em qualquer momento da História, os soldados sobreviventes, inteiros ou mutilados, tenham realmente sido convidados a participar das glórias dos Generais?
Generais têm muitos amigos. Nenhum deles soldado raso.
Por outro lado, pode-se achar que não é bom ser General vitorioso em terra devastada e vazia. Os Generais não estão preocupados com isso. Se a região ocupada for totalmente destruída, eles têm a promessa de outra região na qual serão recebidos como Generais heróicos que venceram mas foram penalizados por isso.
No fim, Generais são apenas velhos soldados que ficaram tempo demais ali até serem promovidos. Mas continuam tolinhos do jeitinho que eram quando se alistaram.
Tardiamente vão descobrir que outros exércitos também têm Generais. E eles não precisam de heróis externos. Eles são os próprios heróis.
Enfim, toda guerra é inútil, como a História já cansou de mostrar. Não há vitórias. Não há glórias. Quando muito há discursos. E gente triste, decepcionada, amargurada... ou morta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário